Um
estudo divulgado nesta semana reforça o conceito de que o ambiente familiar é
determinante no desempenho escolar de crianças e jovens. De acordo com a
pesquisa, realizada pela Universidade da Carolina do Norte, estudantes que
frequentam escolas fracas, mas são acompanhados de perto pelos pais, obtêm
desempenho superior ao de crianças matriculadas em boas escolas cujos pais
pouco conhecem suas atividades acadêmicas. O estudo contou com a participação
de 10 mil jovens de 18 anos. Os cientistas avaliaram primeiramente o papel das
famílias: o quanto os pais confiavam em seus filhos, o grau de envolvimento
deles nas atividades escolares, com que frequência checavam os deveres de casa
do filho e se costumavam comparecer a eventos escolares.
Em
um segundo momento, as instituições de ensino foram avaliadas segundo a
qualidade de seus professores, o conceito que os alunos têm da escola, a
variedade de atividades esportivas e extracurriculares e a frequência com que
são reportados casos de bullying e
outros tipos de abuso. Posteriormente, os resultados foram cruzados com o
desempenho escolar de cada um dos estudantes em matemática, leitura, ciência e
história.
“Os
resultados apontam que o ambiente familiar influencia mais no sucesso acadêmico
do que o ambiente escolar”, diz Toby Parcel, professora de sociologia e uma das
autoras do estudo. “Não estamos sugerindo que a qualidade da escola seja
totalmente desprezível, mas queremos alertar para a importância dos pais no
processo educativo”, diz Parcel.
Para
os autores da pesquisa, os pais devem estar conscientes de que investir tempo e
dinheiro em uma escola de ponta pode não ser o suficiente para garantir o
sucesso dos filhos. “Ao acompanhar o dever de casa ou ir às reuniões escolares,
os pais mostram aos pequenos que a escola é importante para toda a família e
precisa ser levada a sério”, diz Parcel.
O
estudo foi publicado na edição mais recente do periódico Research and Social Stratification and Mobility e reafirma as
evidências de que a família é fundamental no sucesso acadêmico de um indivíduo.
Já está provado que pais leitores criam filhos leitores e quanto mais os
responsáveis se envolvem com a escola, mais comprometida a criança é com seus
afazeres acadêmicos. É sabido também que os pais não precisam dominar todo o
conteúdo que é ensinado pela escola: ainda que não tenham frequentado os bancos
escolares, eles podem estimular as crianças a se dedicarem aos deveres com
afinco.
A
pesquisa deixa claro, contudo, que uma boa escola também
importa no processo de formação acadêmica das crianças. Mais do que isso: é
fundamental.
(Veja)