terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vegetarianismo pode proteger contra o câncer

Um estudo publicado em junho noBritish Journal of Cancer indica que os vegetarianos correm menos risco de desenvolver câncer. De acordo com os especialistas da Cancer Research UK, no Reino Unido, a opção pelos vegetais, abandonando o consumo de carnes vermelhas, reduz em 12% os riscos de desenvolver câncer de qualquer tipo, e pode reduzir em até 45% as chances de alguns tipos específicos da doença. Os resultados foram baseados na análise de 61 mil pessoas – 32,4 mil comedores de carne; 8,5 mil que não comiam carne, mas ingeriam peixes; e 20,6 mil vegetarianos – monitoradas por até 12 anos, que registrou 3.350 casos de câncer. Entre esses, 2.204 casos ocorreram entre aqueles que comiam carnes vermelhas, 317 ocorreram naqueles que consumiam peixe no lugar da carne, e 829 foram registrados nos completamente vegetarianos.

De acordo com os autores, os efeitos protetores do vegetarianismo e do consumo de peixe no lugar da carne vermelha eram maiores para cânceres do sangue, como leucemia, mieloma e linfoma.

Os pesquisadores acreditam que esses efeitos da dieta no risco de câncer podem ocorrer devido aos altos níveis de vitaminas antioxidantes encontradas em frutas, legumes, grãos e sementes, que podem ter propriedades anticâncer. Além disso, os vegetarianos evitariam a exposição a conservantes, como nitritos, comumente utilizados em produtos de origem animal, e associados ao risco de câncer.

Apesar dos resultados, indicando benefícios da dieta vegetariana, vale lembrar que alguns estudos mostram que os completamente vegetarianos podem ter ossos mais fracos do que aqueles que comem produtos de origem animal, aumentando suas chances de osteoporose e fraturas mais tarde. Por isso, mais estudos são necessários para indicar riscos e benefícios dessa dieta.

(British Journal of Câncer, 16 de junho de 2009)